Como preparar sua equipe de vendas para bem atender o consumidor do futuro

Sheyla Costa é especialista em atendimento personalizado, ou seja, pessoas.



Vivemos uma época de profundas transformações em todos os segmentos da sociedade. Conceitos como sustentabilidade social e ambiental ganham cada dia mais valor e impactam de forma direta todos os nichos mercadológicos. Nesse momento de quebra de paradigmas, os clientes vêm exercendo de forma cada vez maior seu protagonismo nas relações comerciais e para fazer ou continuar fazendo sucesso é preciso saber bem atender o consumidor do futuro. Para entender quem é o consumidor do futuro e como atende-lo, é preciso conhecer suas características e singularidades. O novo consumidor exige experiências personalizadas, ou seja, a aquisição não é mais o objetivo final e, sim, as vivências durante todo o processo. Os consumidores também se tornaram geradores de conteúdos e através das redes sociais é fundamental observar e monitorar aquilo que é produzido. Por fim, mas não menos importante, os consumidores modernos exercem uma participação ativa nas empresas. Muito mais do que usar uma determinada grife, o consumidor vive sua marca preferida e, por isso, quer se sentir ouvido nas mais diversas etapas do negócio. Para preparar as equipes de vendas com a meta de bem atender os novos consumidores, é preciso investir em conveniência e facilidade, potencializar de forma criativa a experiência de compra, interligar o varejo físico com as vendas digitais e, acima de tudo, encontra formas de se antecipar frente às necessidades dos clientes. “Atender bem é uma obrigação, mas se o atendente é capaz de resolver a demanda do cliente de forma rápida, isso é algo que não tem preço. É preciso ter a consciência que no bom atendimento dos clientes os erros devem ser prevenidos e não remediados” destaca Sheyla Costa, uma das principais referências no mercado brasileiro de treinamento e capacitação. E embora os consumidores tenham mudado muito o seu perfil nos últimos anos, algumas estratégias de vendas clássicas continuam em alta como, por exemplo, a valorização da equipe de vendas e de seus resultados. “Tão importante quanto atender o cliente com excelência é valorizar os colaboradores e os esforços individuais do seu time. Celebre cada conquista com sua equipe”, destaca Sheyla. Para entender ainda melhor como é possível preparar sua equipe de vendas para o desafio de bem atender os novos consumidores, acesse o site de Sheyla Costa ou envie um e-mail para contato@sheylacosta.com.br.


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